Com depoimentos exclusivos dos ex-legionarios Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Negrete, de Dinho Ouro Preto e Flávio Lemos do Capital Inicial, e mais um monte de produtores, amigos, parentes e a mãe de Renato Russo.
A Estreia
Legião Urbana 1985
A turma de Brasília - Renato Russo, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Negrete - Hospedou-se no Rio de Janeiro para a gravação do LP e tinha uma parada obrigadoria no meio do caminho entre hotel e o estúdio: o boteco, Renato Russo enchia a cara, não importava o horário, para encarar as gravações.
1- A Dança Você é tão esperto / Você está tão certo/ Mas você nunca dançou/Com ódio de verdade.
Caderno Perdido: A letra da musica estava num caderno com outras letras da época do Aborto Elétrico, que ficou anos perdido num armário de Fê Lemos, ex-Aborto e atual Capital Inicial, Renato morreu sem reencontrar o tal caderno.
2- Petroleo do Futuro
Ah, se eu soubesse lhe dizer o que vi ontem à noite/Você ia querer ver, mas não ia acreditar/ E o que é que eu tenho a ver com isso?
Primórdios: Estava na primeira demo da Legiao Urbana, ao lado de Ainda é Cedo, Conexão Amazonica e A Dança. A fita foi gravada no estudio Gravassom, no Brasilia Radio Center. Os amigos do Paralamas do Sucesso entregaram a demo para Rádio Fluminense, de Niterói (Rio de Janeiro), que a incluu na programação.
Dado Villa-Lobos, guitarrista: "O repertório do primeiro disco era basicamente o dos shows que faziámos. Em três semanas, estavam prontas Teorema, Petróleo do Futuro o O Reggae. E tivemos sorte de ter os amigos do Paralamas no Rio, para fazerem a ponte para gente chegar lá"
3- Ainda é Cedo
Uma menina me ensinou / Quase tudo o que eu sei (...) E eu dizia ainda é cedo, cedo, cedo, cedo
Marcelo Bonfá Baterista: "Durante as gravações de Ainda é Cedo, na EMI, onde passávamos dias trancafiados, num determinado momento de uma noite chuvosa, nosso produtorJosé Emílio Rondeau foi embora por não aguentar mais nossas discussões criativas'. O Zé Emílio estava dentro do carro e eu e o Renato na chuva, implorando pra ele voltar. Detalhe que ele já era o terceiro produtor que passava pelas nossas mãos. Acho que éramos mesmobem 'turrões'. Mas sabíamos o que queríamos."
4- Perdidos no Espaço
Enquanto estávamos a salvo / Ficamos suspensos / Perdidos no espaço
Marcelo Bonfá: "Quando fomos gravar essa música em estudio, não existia a facilidade do computador. Tinhamos que gravar todos os intrumentos, a base. Lembro que o Mayrton [Bahia, produtor] picotou toda a fita de Perdidos no Espaço com gilete e foi grudando um pedaço no outro com fita crepe. Ficou totalmente diferente do que era."
5- Geração Coca-Cola
Somos o filhos da revolução / Somos burgueses sem religião / Somos o futuro da nação / Geração Coca - Cola.
Aborto Elétrico: Foi a primeira música escrita por Renato Russo para o Aborto Elétrico, sua banda anterior - e também a primeira banda punk de Brasília. O Aborto Elétrico tentou, num de seus ensaios, colocar duas vocalistas, Ana Rezende (ex-namorada de Flávio Lemos) e Cris Benner ( que era a namorada de Fê Lemos). As duas chegaram a gravar uma demo com Geração Coca-Cola. Mas a voz delas ficou tão perdida no meio dos instrumentos que eles desistiram da idéia do vocal feminino.
6- O Reggae
Tiram todas as minhas armas / Como posso me defender? / Vocês venceram essa batalha / Quanto à guerra , vamos ver
Uma noite apenas: A letra foi escrita por Renato Russo, junto com as de Petróleo do Futuro e Teorema, em apenas uma noite. Tudo aconteceu logo que Dado Villa-Lobos entrou para a banda.
Dado Villa Lobos: "Quando Renato parava para escrever, e já estava imbuído da idéia, fazia tudo muito rápido. Do dia para a noite apareciam novas músicas e já começávamos a ensaiar."
7- Baader-Meinhof Blues
Meu corpo é quente e estou sentindo frio / Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber / Afinal, amar ao próximo é tão demodê
Participação: André Pretorius, ex-guitarrista do Aborto Elétrico, participoude ensaios importantes para a criação de Baader-Meinhof Blues, Conexão Amazônica e Que País é Este, entre outras. Esses ensaios tinham sempre vários membros da Turma da Colina, uma molecada bem de vida que se auto inditulava punk de Brasília.
8- Soldados
Tenho medo de lhe dizer o que eu quero tanto / Tenho medo e eu sei por quê: / Estamos esperando / Quem é o inimigo? / Quen é você
Quase Gay: De acordo com Renato Russo, foi a primeira música que ele fez com uma "sencibilidade mais gay" - eram dois meninos que descobriam que se gostavam
A amiga Leo Coimbra: "A letra de Soldados saiu lá de casa, depois que o Renatinho leu um livro sobre as grandes guerras. Já no dia seguinteele veio me mostrar a música."
9- Teorema
Parece energia mas é só distorção / E não sabemos se isso é problema / Ou se é a solução.
Sexo Oral: A canção esconde uma piadinha pessoal sobre sexo oral logo nos primeiros versos: " Não vá embora / Fique um pouco mais / Ninguém sabe fazer / O que você me faz."
Marcelo Bonfá: "Renato falava: 'Toca aí'. A gente: 'O quê?'. Ele: 'Sei lá, vai tocando'. E a gente gravava tudo. Assim nasciam muitas músicas."
10- Por Enquanto
Se lembra quando a gente / Chegou um dia acreditar / Que tudo era sempre / Sem saber / Que o pra sempre / Sempre acaba?
No Estúdio: Nascida de uma tentativa de Renato Russo numa bateria eletrônica, foi a única música composta em estúdio durante as gravações de Legião Urbana.
O Amigo Marcelo Bereh: " Ele tinha uma disciplina incrível e escrevia sempre. Tinha uma armário no apê da Barão [no Rio de Janeiro] cheio de bloquinhos, diários e outros escritos. Ele falava: 'Quando eu tiver 50 anos, isso tudo vai virar um llivro'.Espero que seja."
11- Será
Será / Só imaginação / Será / Que nada vai acontecer / Será / Que é tudo isso em vão
A Letra: Foi escrita de uma só vez por Renato
Marcelo Bereh: "Ele me mostrou a letra da música em um papel de pão. Ele tinha escrito os versos na padaria, enquanto tomava café da manhã."
Marcelo Bonfá: Saíamos do estúdio de manhã e íamos caminhar na praia. Uma vez fomos de Ipanema a Copacabana, éramos uns meninos de Brasília que estavam gravando um disco. Ficamos viajando. Parecíamos zumbis."
Chacrinha: Foi Será que começou a abrir as portas para os brasilienses. Chacrinha ouviu a música, adorou e passou a chamá-lo para o programa. O velho guerreiro achava a voz de Renato parecida com a de um cantor que adorava: Jerry Adriani.
Jerry Adriani cantor: "Nossas vozes são parecidas mesmos. Até hoje, quando toca uma música dele no rádio, paro e fico pensando: 'Que música é essa que eu gravei?' Renato uma vez me encontrou e me disse que, fazia muito tempo, tinha sonhado com uma luz. Dessa luz, saía Elvis Presley. E Elvis virava eu. Eu teria dito que Renato viraria cantor. Achei que era brincadeira dele, mas hoje em dia tenho essa história do sonho como algo sério."


jah estou te seguindo
ResponderExcluirse possivel olha meu blog e me seguer tbm
http://renatorussoaindavive.blogspot.com/